Categorias
Notícias

Como melhorar na redação do Enem: 3 dicas super importantes!

Durante todas as etapas que envolvem o exame nacional do ensino médio, um dos tópicos que mais é falado em vestibulares é quanto à redação. Essa é uma das partes com maior relevância e pode garantir ao estudante uma vaga em uma boa universidade.

O estudante que possui boa nota na redação possui um certo recurso que faz com que diversas instituições possam aceitar ele, mesmo não possuindo uma nota tão alta nos outros pontos. Basicamente a prova se divide em: questão de exatas, como matemática e física, questões de humanas (história e filosofia, por exemplo) e a redação.

Para que seja aceito como uma boa redação é importante seguir alguns passos muito importantes, entre eles, ter uma boa escrita e dominar o tema, apesar desse último tópico nem sempre ser possível, visto que não é algo revelado pelo órgão que aplica o teste. No entanto, é claro, existem certos “macetes” que podem ajudar para que tire uma nota maior, vamos aqui falar um pouco sobre isso.

Como é dividida a nota na redação?

Como acontece com os outros tópicos, a redação é dividida em 1000 pontos e em 4 segmentos que podem gerar esse valor. Uma das habilidades que é cobrada é a coesão, por exemplo, que faz com que textos tenham sentido para o leitor.

Outro ponto importante é o domínio do assunto, que quase sempre acontece de acordo com o tempo que passa estudando-o, mas como não é possível saber bem o que será cobrado, a recomendação é que tente outro método, principalmente se estiver estudando sozinho.

Enem

Acontece que quando está em um vestibular é possível que forneça a você informações do que será o tema. São “chutes” que muitas vezes acontecem de maneira correta, afinal, nesse momento é importante que se tenha uma ideia de qual será a pauta abordada tendo em mente os anos anteriores.

De toda forma, fique ligado na inscrição enem como fazer e vamos ver mais algumas dicas que podem ajudar para que o desenvolvimento nessa parte do teste seja maior.

Saiba entender os textos oferecidos

São oferecidos alguns textos para que tenha a base necessária para criar sua redação. Se não possui um grande domínio do assunto é muito importante que esteja atento a esses dois pontos principais porque irão te ajudar a construir algo mais sólido. Se estiver pronto para isso já terá uma noção básica de como fazer a redação.

Em outras palavras, a habilidade de interpretação não pode faltar. No momento de tensão do exame é importante que pare e respire para fazer uma boa análise de tudo, com isso já terá vantagens muito grandes.

Escrever com palavras que se encaixem no texto

Não é necessário escrever de maneira extremamente rebuscada, afinal, a prova vai julgar sua escrita em pontos que realmente são importantes. Sua capacidade de interpretação, suas formas de expor pensamentos e afins. Como já dito, é uma parte que envolve bastante o pensamento lógico e a elaboração de raciocínios que ajudem a acabar com certo problema.

A prova é dissertativa argumentativa, ou seja, além de falar sobre, será necessário argumentar e defender um ponto de vista.

Como conseguir nota 1000 na redação?

Esse é um dos resultados que muitos estudantes buscam, mas nem sempre conseguem porque é algo que depende dos professores que irão avaliar sua redação. Não quer dizer que a nota fica somente a critérios deles, mas que talvez muitos dos pensamentos que quis passar não foram captados e por esse motivo não foi possível chegar a uma conclusão.

Treine bastante a sua escrita, faça redações do mesmo estilo oferecidas no Enem, assim poderá ver se suas habilidades realmente estão em dia. Não se assuste caso erre algum ponto, uma nota 1000 não isenta quem fez de pequenos erros, mas é dada a estudantes que realmente conseguiram passar uma ideia completa sobre algo.

Concluindo, para fazer uma boa redação é necessário…

Uma boa redação exige da pessoa que a faz um bom domínio da língua, tanto falada como escrita. Uma dica é começar a praticar agora mesmo! Isso pode facilitar, apesar de não saber o tema que será entender como funciona uma redação dissertativa argumentativa pode dar pontos extras na hora de produzir uma.

Lide com 4 pontos fundamentais: elaboração de uma introdução, desenvolvimento do texto, elaboração de medidas que ajudem a sanar um problema (defesa dos argumentos) e uma boa conclusão. Com isso já terá capacidade para tirar uma boa nota na redação.