Categorias
Blog

Qual a diferença entre Senai e Senac? Descubra agora!

Você já chegou a ouvir sobre o Senai. É uma instituição bem famosa no Brasil por oferecer diversos cursos bastante envolventes e que faz com que muitos trabalhadores, principalmente da indústria, aprendam novas técnicas.

Talvez não saiba, mas existe um correspondente do programa que oferta cursos para fora deste espaço, indo para um lado mais comercial. O Senac é bastante famoso por ofertar esses cursos, então, caso se interesse em cursos com matrizes mais administrativas, a opção principal é ele.

O mercado todo reconhece os cursos do Senac e Senai como principais impulsionadores para os estudantes. Muitos dos que fazem certos cursos na instituição, acabam tendo uma tendência a procurar empregos e novos cursos que sejam semelhantes a área.

Vamos aqui fazer uma análise comparativa dos dois cursos, e como eles podem mudar completamente a carreira de alguém.

Senai ou Senac?

Esse é um tema polêmico, mas depende bastante do que se está procurando. Estar em busca de emprego ou de um conhecimento específico. Se a sua busca for por emprego, a melhor opção pode ser o Senai, já que as indústrias do Brasil têm a cada dia apresentado maiores crescimentos.

Senac

Mas não significa que o Senac não gere empregos, na verdade, de forma geral os senac cursos gratuitos oferecidos possuem uma certa demanda no mercado, e ser formado na instituição pode ajudar para que consiga seu primeiro emprego de maneira mais rápida. Não existe, porém, um melhor, apenas opções diferentes.

Estando pronto para o que está por vir, terá mais oportunidades de conseguir um bom emprego, ou ainda uma formação com excelência, como ambos trabalham com cursos técnicos, é importante que entenda como está o mercado para cada uma das áreas mencionadas nos processos.

Quanto aos cursos oferecidos

Nesse ponto, ambos tentam estabelecer uma média de cursos semelhantes. Esteja ciente que a semelhança acontece em sua grande maioria por números, e não pela natureza do curso em si, apesar de existir.

Por exemplo, um curso no Senai pode estar ligado com administração, mas ao certo, o curso deveria ser oferecido pelo Senac, já que ele possui mais relação com as atividades comerciais, no entanto, existe a parte administrativa de uma indústria e por esse motivo, alguns alunos aprendem bastante sobre todos os processos dentro de uma empresa.

A modalidade de cursos para o Senai são:

  • Técnico em informática;
  • Técnico em administração;
  • Técnico em mecânica;
  • Técnico em Elétrica;
  • Técnico em segurança do trabalho;
  • Alguns outros cursos que especializam no funcionamento de máquinas ou sistemas mais específicos.

Já no Senac temos:

  • Técnico em Administração;
  • Técnico em Marketing;
  • Técnico em Designer de interiores;
  • Técnico em Recursos humanos.

Vale lembrar também, que cada uma das instituições oferece Cursos EAD e Cursos Livres. Até mesmo graduação e pós graduação podem ser encontradas.

Jovem aprendiz

Imaginando que este programa não poderia faltar na lista, qual é a melhor opção? O Senai oferece menor aprendiz para diversas empresas, chegando a ter muitas das mais famosas. Uma delas é a Vale, que é uma mineradora muito famosa no Brasil e no mundo.

Senac

Já o Senac, com sua robustez de ensino para a área comercial, abarca muitos estabelecimentos, portanto, conseguir um emprego não é algo muito complicado.

Vale lembrar também que apesar de serem instituições que trabalham com o mesmo objetivo e até mesmo para o mesmo órgão, elas são separadas, como se é de esperar. O Senai pode se encontrar mais próximo de uma região com indústrias, por exemplo, e o Senac, próximo a negócios dos mais variados.

O jovem aprendiz deve estar pronto para cada uma das funções que irá receber.


A variedade de cursos oferecidos por cada uma das instituições faz com que elas sejam tão conhecidas no mercado. O ensino é outro ponto que é repleto de qualidades. Professores que já trabalharam na área e agora buscam ensinar os alunos sobre diversos temas, acabam fazendo parte da equipe!

Esteja pronto para isto, porque é um momento que faz toda diferença e com toda certeza, a formação, seja no Senai ou no Senac, é realmente o momento em que sua carreira profissional pode mudar completamente de quadro. É uma ótima maneira de prosseguir, mesmo no cenário que estamos agora, o aprendizado ainda faz toda a diferença!