Categorias
Notícias

Fies: tudo que precisa saber

Apesar de muito famoso, o FIES possui certas particularidades que muitos estudantes não conhecem, com o objetivo de passar tudo que é desejado por essas pessoas, vamos aqui tirar dúvidas acerca do programa, afinal, ele é de suma importância para a educação brasileira, mostrando grandes vantagens para que estudantes entrem naquela instituição dos sonhos.

Nada melhor que trabalhar com diversas oportunidades durante este período, não é? Apesar de estarmos em meio a uma pandemia, o mercado não parou por um instante sequer. Se as lojas físicas foram fechadas, abriram lojas virtuais. Assim aconteceu com o formato da educação, apesar de aulas presenciais terem sido canceladas, aulas online agora são a opção.

De toda forma, parar de estudar não é uma opção. O financiamento estudantil serve para que as pessoas continuem fazendo seus cursos de maneira normal. É claro, nem sempre é fácil continuar com aulas online, mas o Fies está aí para quem desejar!

O FIES necessita de nota no ENEM?

Na verdade, essa é uma questão bem delicada. A resposta rápida seria não, no entanto, quase sempre é necessário averiguar a situação de maneira mais abrangente.

Apesar de não ser necessário a nota do ENEM, ainda é importante que tenha feito o exame. Só assim conseguirá acesso aos mais diversos cursos.

FIES e PROUNI é possível?

Imagine que tenha ganhado uma bolsa de 80% com o programa universidade para todos, porém não tenha como pagar.

Poderá, nessa circunstância, contratar o FIES para fazer o pagamento do restante. Na verdade, muito se recomenda isto para pessoas que se encontram sem condições de pagar. Apesar do Prouni oferecer até mesmo 100% de bolsa, um financiamento estudantil, caso não seja possível, é uma boa opção.

Como fazer o pagamento do FIES

Bem, durante todos os seus anos na faculdade, não terá que pagar absolutamente nada, porém, após o final dela, deve ter em mente que o momento para começar a pagar chegou.

fies boleto

Pode fazer isso de diversas maneiras, inclusive, caso tenha uma renda inferior a três salários mínimos, pode utilizar o banco Caixa, para efetuar a abertura do FIES e também seu pagamento.

É possível optar pelo débito em conta, assim terá apenas que colocar o dinheiro na conta todo mês e automaticamente será descontado.

Só começará a pagar ao final de seu curso, mas tente se planejar e adiantar algumas parcelas. Pode deixar na própria conta da Caixa durante o tempo que for necessário.

Qual os juros do financiamento?

Os juros não são muito altos e podem variar bastante de valor. A taxa efetiva encontrada em diversos locais é de 3,4% ao ano, para os mais diversos cursos oferecidos.

Entretanto, tente entender que quanto mais a sua situação de vulnerabilidade financeira estiver em evidência, menos pagará de juros.

Sim! Existe o financiamento a juros zero. Para que consiga é apenas necessário que forneça algumas informações sobre sua renda. É uma ótima maneira de ter menos com o que se preocupar, com juros zero seu financiamento sairá pelo preço em que foi contratado e apenas quando acabar o curso será necessário pagar a primeira parcela.

O financiamento é para todos os cursos?

Não! O FIES abarca sim uma grande quantidade de universidades, mas não todos os cursos. Esteja ciente disso na hora de fazer sua matrícula.

Existem outros programas com o mesmo objetivo do FIES que oferecem a opção de outras universidades, caso não encontre aquela que deseja, tente buscar outro sistema!

Com essas informações dificilmente terá dificuldades com o FIES. É um programa bem simples e que é um quebra galho para muitos estudantes brasileiros. É um modelo seguido em outros países também, por esse motivo está sempre em aprimoramento.

O “Novo FIES” é uma forma de modificar o programa. Essa iniciativa tornou mais públicas e democráticas as ações para financiamento. Buscando sempre melhorar para que as pessoas tenham acesso a educação cada vez mais elaborada, esse programa virou o queridinho de muitos.

Durante o período de pandemia, o recurso foi apenas crescendo de popularidade, hoje abarcando diversas outras pessoas. Esteja ciente disso caso deseje fazer um curso. Não existe competitividade, porém, muitos desejam ter esse financiamento.